quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

O 1º Carnaval de Propriá



O Jornal S. Francisco nasceu em Propriá, de propriedade de M. Alves Machado, circulando sempre às sextas-feiras. Seu primeiro exemplar, de onde se extrai essa nota, data de 01 de março de 1889. 

Após a Apresentação no Editorial de abertura, o novel jornal indicava seu Programa, onde se lê parte: "O pequeno jornal que se intitula S. Francisco nada tem que ver com com as lutas políticas é absolutamente imparcial, assim como também o é seu proprietário, que, na idade de 37 annos, ainda não filiou-se sob bandeira alguma partidária, unica e simplesmente porque ainda não sentio desejo para isso, e porque ainda não estudou essa vasta sciencia tão necessaria, mas tão desfigurada em nosso imperio.(...)" E continuava afirmando ser um jornal para todos que se dedicava a ser um órgão do povo, literário e recreativo. Nos registros digitalizados apenas as edições do ano 1889 são encontradas.

A pequena nota que o blog JORNAIS ANTIGOS DE SERGIPE resgata hoje traz aquele que pode ser o primeiro registro de comemoração do carnaval em Propriá. Diz o texto:

"Carnaval - Pela primeira vez nesta cidade vai haver depois d’amanhã o brinquedo do Carnaval, promovido por um crescido grupo de pessoas qualificadas, sob a denominação de Club dos Progressistas [trecho inelegível] grupo de Senhoras, ao qual chamarão Club Amavel. Alem da passeiata haverà a noute uma partida. Providencia se para que saia com muito aceio e regularidade, sendo para esperar uma festa que nos deixará gratas recordações."


CARNAVAL. S. Francisco: litterario e recreativo, Propriá/SE, ano 1, n. 1, 01 mar. 1889, p. 3.


Nenhum comentário:

Postar um comentário